sábado, 31 de outubro de 2009

Na realidade é Beltane ...


Muitas pessoas que seguem a mesma religião que eu, estão comemorando Samhain, ou o popular Hallowen, o ano-novo pagão.

Mas meu Clã segue a Roda do Ano do hemisfério Sul, então estaremos comemorando Beltane.

Abaixo segue uma breve explicação do que significam estes sabaths:



Samhain



Samhaim é um festival celta que celebra a morte e o ciclo da vida. Honramos nossos ancestrais.

Ainda não é inverno, já não é mais verão. Samhaim é um período do tempo que está "entre os mundos". É quando o véu que nos separa de outras dimensões está fino, facilitando a nossa comunicação com nossos ancestrais que já partiram. É considerado o Ano Novo das bruxas e bruxos.

Samhaim é o oposto de Beltane, e quando se inicia o inverno. Mais do que isso, para os celtas Samhaim era o início do próprio ano, o momento misterioso que não pertencia nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo, nem ao outro.

Samhaim (pronuncia-se "sôu-en" ou "sôu-ín") significa "mês de novembro" em gaélico-irlandês. É celebrado no dia 1º de maio nos países do hemisfério sul, e no dia 1º de novembro nos países do hemisfério norte. As celebrações deste festival duram três dias, começando na véspera (noite de 30 de abril / 31 de outubro) e indo até o dia 2 de maio (ou 2 de novembro).

Samhaim era um tempo de propiciação, adivinhação e comunhão com os mortos, mas também uma festa desinibida onde se comia e se bebia, mostrando a face desafiadora e fértil da vida à própria face da escuridão.

O aspecto divinatório de Samhaim é compreensível por duas razões: pelo clima psíquico da estação e pela ansiedade a respeito do inverno que estava chegando. Com o tempo, foi-se tornando algo extremamente pessoal, onde diversas moças realizavam "simpatias" para descobrir quem seria o seu marido, por exemplo. No entanto, entre os sacerdotes e sacerdotisas, o antigo costume jamais foi perdido.

Samhaim, como os outros festivais pagãos, estava tão profundamente enraizado entre o povo que o cristianismo teve que tentar se apoderar dele. O aspecto da comunhão com os mortos e com outros espíritos foi cristianizado como o "Dia de Todos os Santos", transferido de sua data original (13 de maio) para 1º de novembro e estendido à toda a Igreja pelo Papa Gregório IV em 834. Mas suas raízes pagãs permaneceram vivas, obviamente, e a Reforma inglesa asboliu o Dia de Todos os Santos, que só retornou formalmente em 1928 na Inglaterra.

Há celebrações semelhantes à Samhaim em outras culturas também, como a grega e a italiana.

O difícil de se celebrar Samhaim em pleno século XXI é a popularização da festa conhecida como Halloween. Quem celebra a Roda do Ano pelo hemisfério sul celebra o festival em maio, enquanto aqueles que apenas se divertem em outubro mal sabe o que pode estar acontecendo.




Beltane

Beltane é um festival de fertilidade e fogo.

Na tradição celta, os dois maiores festivais de todos são Beltane e Samhaim: o início do verão e o início do inverno. Assim como para todos os povos pastores, para os celtas o ano tinha duas estações, não quatro. Isso se deve porque no norte da Europa as estações são bem mais divididas que no hemisfério sul, por exemplo.

A palavra Beltane se origina dos termos galeses tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses). Juntas, as duas palavras significam "fogo de Bel", ou então, mais poeticamente, "fogo no céu", o que é uma expressão que expressa maravilhosamente bem o espírito deste sabá.

Beltane para as pessoas comuns era um festival de sexualidade e fertilidade humanasmastro adornado com flores e fitas era um símbolo fálico. Dançar ao seu redor, procurar nozes nos bosques e ficar acordado a noite inteira para ver o Sol nascer no primeiro de maio eram atividade inequívocas, razão pela qual os puritanos as suprimiram com tremendo horror piedoso.
isento de vergonha. O

As fogueiras de Beltane ardiam durante todos os dias de festa, simbolizando o sol.

...

Então, se quer festejar esta noite encalorada de Beltane, acenda uma vela simbolizando o Sol, colha flores para simbolizar a fertilidade, e recite poemas em homenagem ao Deus e a Deusa.
Se for possível, passe a noite em claro e veja o Sol nascer...
E sinta a magnitude e exuberância da Terra, e de como a Vida é fértil e perfeita.


Abençoadas sejam minha queridas amigas blogueiras, que tenhamos sempre presente Perfeito amor, e Perfeita confiança!!!!

1 Comentários:

Blogger Amanda disse...

Oi queridona , Vim te deseja um ótimo final de semana e feriado , to meio corrida esses dias , namorado em casa , aí nem dá pra ficar por aqui muito tempo :( ... Espero que esteja tudo bem por aí viu! Siga firme...beijosss

31 de outubro de 2009 às 15:07  

Postar um comentário

Cada tecla apertada é uma caloria perdida!kkkkkkk

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial